Completou 0% do inquérito
Atenção: A execução de JavaScript está desativada no seu navegador ou neste site. Poderá não conseguir responder a todas as perguntas deste inquérito. Por favor, verifique os parâmetros do seu navegador.

Desinformação e “fact-checking” - Inquérito a jornalistas

Introdução

Nesta página é-lhe solicitado que preencha um questionário que aborda a situação dos jornalistas que trabalham em Portugal, designadamente quanto à sua relação com a desinformação e formas de combater a mesma.

O inquérito realiza-se no âmbito do projeto MediaTrust.Lab – Laboratório de Media Regionais para a Confiança e Literacia Cívicas (www.mediatrust.ubi.pt), que pretende estudar a desinformação a uma escala mais local, em torno dos media regionais, bem como o processo de verificação de factos por jornalistas e a potencial participação do público no processo.

A investigação é financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/COM-JOR/3866/2020) e é desenvolvida por um grupo de investigadores/as no LabCom – Comunicação e Artes, unidade de investigação da Universidade da Beira Interior, sendo a Universidade de Coimbra também instituição participante.

Este inquérito conta também com a colaboração da Associação Portuguesa de Imprensa, da Associação Portuguesa de Radiodifusão, da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, da Associação de Rádios de Inspiração Cristã, da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e do Sindicato dos Jornalistas.

 

Participação

A sua participação neste questionário é voluntária e pode sair a qualquer momento. Pode também interromper e retomar no ponto em que parou de preencher.

Todos os dados são anónimos e poderão ser usados em futuras publicações académicas / conferências, workshops e relatórios públicos. Poderá solicitar o acesso a esses resultados entrando em contacto com a equipe, como abaixo se indica.

 

Confidencialidade

Este inquérito não solicitará informações de identificação, nem o formulário onde é alojado coletará dados que a permitam. As suas respostas permanecerão anónimas.

 

Contacto

Se tiver dúvidas sobre o estudo ou sobre os seus procedimentos, pode entrar em contato com o investigador principal do projeto, Pedro Jerónimo, pelo email pj@ubi.pt.

Existem 48 perguntas neste questionário.
Este inquérito é anónimo.

O registo das respostas ao inquérito não contém qualquer informação sobre a sua identidade, excepto se alguma pergunta do inquérito solicitar alguma identificação e a fornecer.

Se usou um código de acesso (token) para participar neste inquérito é assegurado que esse código não será guardado juntamente com as suas respostas. O código de acesso é gerido numa base de dados separada e apenas é utilizado pelo programa para registar que concluiu (ou não) o inquérito. Não existe forma de relacionar os códigos de acesso dos participantes no inquérito com as respostas dadas.