Completou % do inquérito
Atenção: A execução de JavaScript está desativada no seu navegador ou neste site. Poderá não conseguir responder a todas as perguntas deste inquérito. Por favor, verifique os parâmetros do seu navegador.

Necessidades Formação e Abordagens Pedagógicas dos Docentes

 

 

 

 

 

As mudanças nos contextos sociolaborais e no perfil dos estudantes colocam cada vez mais em evidência a necessidade de ajustar os processos de ensino-aprendizagem aos novos desafios e expectativas, criando condições para a construção de um saber socialmente relevante e para a aquisição de competências flexíveis e multidimensionais.

 

CEIP-INOV3P pretende, através de uma abordagem sistémica que privilegie a promoção de um ensino de qualidade, promover a inovação pedagógica, estimulando e consolidando práticas pedagógicas no ensino superior cada vez mais adequadas aos perfis dos estudantes, às transformações societais e laborais e aos consequentes desafios de ensino-aprendizagem na contemporaneidade, nomeadamente no que diz respeito à utilização eficaz, pedagógica e eticamente fundamentada de ferramentas digitais.
 

Neste âmbito temos por objetivo a definição de um plano de formação que permita o desenvolvimento de competências e de capacidades dos docentes do ensino superior e ainda, contribuir para o desenvolvimento do conhecimento empírico sobre abordagens pedagógicas dos docentes do ensino superior em Portugal. O presente questionário é constituído por três partes:

- Na Parte I, pedimos-lhe que nos indique em que áreas da sua atividade docente sente necessidade de aprofundar os seus conhecimentos.

- Na Parte II, solicitamos que responda a um inventário sobre abordagens pedagógicas dos docentes do ensino superior, Higher Education Approaches to Teaching Inventory (HEAT) (Parpala & Postareff, 2021), o qual combina a investigação quantitativa e qualitativa mais atual, sobre abordagens à aprendizagem no ensino superior.

- Na Parte III, pretende-se recolher alguns dados sociodemográficos para caraterização dos docentes do ensino superior do consórcio.

 

A sua participação neste questionário é fundamental para desenvolvermos iniciativas formativas direcionadas e eficazes, contribuindo para a melhoria da nossa prática educativa e para a promoção de um ambiente de aprendizagem cada vez mais enriquecedor para os nossos estudantes.

Contamos com a sua colaboração e disponibilidade. Acreditamos que juntos, podemos continuar a crescer enquanto profissionais e a contribuir para o sucesso da nossa comunidade académica. A sua participação é voluntária e anónima.

Agradecemos desde já o seu contributo!

 

 

Existem 26 perguntas neste questionário.

Li e compreendi a explicação dada sobre o questionário desenvolvido no âmbito do CEIP–INOV3P.

A “Política de Privacidade e de Proteção de Dados da UC”, está disponível em www.uc.pt/protecao-de-dados/politica_de_privacidade e poderei contactar o Encarregado de Proteção de Dados da UC, por correio eletrónico, para epd@uc.pt, nomeadamente para questões relacionadas com a garantia de anonimato deste inquérito.